CI

PR vai desembolsar R$ 3 milhões para o seguro do trigo

Esse ato consolida a intenção do Governo do Paraná de subvencionar, a partir da safra 2009, o seguro rural para o trigo


O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, autorizou nesta segunda-feira (10) a publicação do edital de credenciamento para as sociedades seguradoras que trabalham com seguro rural. Esse ato consolida a intenção do Governo do Paraná de subvencionar, a partir da safra 2009, o seguro rural para o trigo.

Este ano, o governo do Estado deverá desembolsar cerca de R$ 3 milhões só com o seguro do trigo. A continuidade da subvenção para o ano que vem será colocada em orçamento para 2010, informou o secretário.

Segundo Bianchini, esse pagamento deverá ser feito pelo governador Roberto Requião na próxima Escola de Governo, de 25 de agosto, quando se comemora o início da colheita de trigo no Paraná. “Essa iniciativa certamente vai ajudar o Estado a ter novamente uma produção recorde de trigo para o ano que vem”, disse o secretário. Esse ano, se continuarem as condições normais de clima, deverão ser colhidas 3,38 milhões de toneladas do grão, volume considerado recorde.

Conforme estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), a subvenção ao prêmio do seguro do trigo deverá beneficiar cerca de 6.400 produtores que cultivam o grão no Paraná. A área total segurada nesta safra deverá alcançar cerca de 160 mil hectares.

O Governo do Estado vai subvencionar 50% do custo do prêmio ou taxa pago atualmente pelos produtores rurais sempre que utilizam o seguro rural privado para amparar suas lavouras de trigo contra as principais adversidades climáticas como geadas, seca, excesso de chuvas, granizos e outras.

Quando se tratar de lavouras irrigadas, com adesão ao Programa de Irrigação Noturna, o percentual da subvenção chega a 100% do valor do prêmio desembolsado pelos produtores. O passo seguinte será a contratação das sociedades seguradoras pela Agência de Fomento do Estado do Paraná, que fará o pagamento do valor da subvenção, informou o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni.

A subvenção ao prêmio do seguro do trigo também é feita pelo Governo Federal, que arca com 70% do valor da taxa. Com isso, os custos de seguro para os produtores rurais no Paraná tendem a zero, considerando os 100% de subvenção que serão concedidos aos produtores que aderirem ao Programa de Irrigação Noturna, informou Simioni.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.