CI

Prazo para o plantio de soja é prorrogado até o dia 20

Agora, o prazo que iniciou em 10 de abril e terminaria no dia 15 de junho, segue até o dia 20 deste mês


Agência de Defesa Agropecuária prorrogou por mais cinco dias a janela de plantio de soja durante o vazio sanitário da cultura. Agora, o prazo que iniciou em 10 de abril e terminaria no dia 15 de junho, segue até o dia 20 deste mês.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, explica que a incidência de chuvas durante o mês de maio, dificultou o preparo do solo.

- Nossos técnicos fizeram uma nova visita ao local e constataram que, apesar do término das chuvas, ainda existem algumas áreas alagadas,destacou.

Os produtores que não cumprirem a determinação estão sujeitos à multa, que varia de R$ 900 a R$ 3.600,00, e podem ter sua propriedade interditada e o plantio destruído.

Plantio

A janela de plantio foi criada para normatizar o cultivo da soja durante o Vazio Sanitário, que é o período de entressafra, que vai do dia 1º de julho a 30 de setembro, quando fica proibido o cultivo do grão em todo o país, com exceção de áreas especificas onde foi comprovada cientificamente que não há proliferação da ferrugem asiática (principal praga que acomete a cultura).

No Tocantins, essa área compreende as regiões de várzeas tropicais, devido às condições climáticas e territoriais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.