CI

Prazo para vacinação contra a aftosa se encerra nesta sexta-feira

Pecuaristas devem repassar informações à Inspetoria Veterinária


Encerrada a vacinação, pecuaristas devem repassar informações à Inspetoria Veterinária
 
Os pecuaristas gaúchos têm até esta sexta-feira (30) para aplicar a vacina contra a febre aftosa nos rebanhos bovinos e bubalinos. É o prazo final para imunização com a dose de reforço de animais com até 24 meses de idade. Após, os produtores deverão informar à Inspetoria Veterinária da cidade quantos animais foram vacinados, a idade e o sexo.

Um dos eixos da campanha é a comunicação da vacinação à Inspetoria Veterinária. No caso do não recebimento das informações, o rebanho aparecerá no sistema como não vacinado, e o pecuarista, mesmo tendo comprado ou retirado a vacina, estará sujeito a notificações e autuações.

Segundo o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Eraldo Leão Marques, não haverá prorrogação da campanha, uma vez que não houve contratempos. Esse prazo também vale para os produtores que não tiverem direito à vacinação gratuita de seu rebanho. Esses também devem apresentar, junto as Inspetorias Veterinárias, a nota fiscal, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria.

O prazo para informar a vacinação termina no dia 7 de dezembro e a fiscalização sobre as propriedades que não vacinaram começa no dia 10.

"Nós buscamos nessa campanha um índice vacinal que seja adequado e dê proteção ao rebanho gaúcho. O índice estimado é próximo a 97% de bovinos e bubalinos vacinados. Além disso, esperamos ter uma eficiência vacinal adequada", afirmou Marques.

O lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa aconteceu no dia primeiro deste mês, na propriedade do produtor Adolfo Crescêncio da Rocha, na localidade de Itacolomi, em Gravataí.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.