CI

Precipitação atingiu média de até 300 mm


No Paraná, a quantidade de chuva em julho chegou a 300 milímetros em algumas regiões, muito acima da média histórica para o mês, que vaira de 100 a 150 mm. “Temos frentes frias vindas da Argentina estacionadas sobre a Região Sul do Brasil. É um ciclo se alimentando. A cada semana chega uma nova frente e substitui a da semana anterior”, explica Etchichury.

Para alívio dos produtores, a quantidade de chuva sobre o estado deve diminuir a partir da próxima semana. “Não há garantia de que as precipitações parem definitivamente, mas há grande possibilidade de trégua a partir de segunda-feira”, acredita Paulo Etchichury, meteorologista do Instituto Somar.

Se as previsões meteorológicas se concretizarem, agosto e os meses seguintes serão mais secos e quentes. “Haverá algumas ondas de frio e chuva no Paraná a partir do mês que vem, mas não tão intensas quanto as de agora. O fenômeno do El Niño, que está se instalando neste mês – e sendo parcialmente responsável pelo clima – começa a estabilizar.”

E justamente por causa deste processo, não deve ocorrer ondas de estiagem como as ocorridas no início deste ano. “No próximo verão o El Niño estará amadurecido e vai resultar em chuvas. Para os produtores de soja esse cenário é bom, mas os produtores de trigo devem ficar em alerta”, avisa o meteorologista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.