Preço ao produtor fecha junho com variação negativa pelo quarto mês consecutivo

Agronegócio

Preço ao produtor fecha junho com variação negativa pelo quarto mês consecutivo

Por:
1517 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) fechou o mês de junho com o quarto resultado negativo consecutivo pela primeira vez. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (31.07), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, os preços ao produtor registraram deflação de 0,13%, em comparação com o mês de maio.

Apesar da variação negativa, a taxa é maior que os -0,26% relativos a deflação de maio. Em abril a variação negativa foi maior: -0,41%, enquanto a queda de março chegou a -0,21%. Com o resultado de junho o Índice de Preços ao Produtor passou a acumular ao longo do primeiro semestre alta de 0,93%, contra 1,06% do período encerrado em maio.

Na comparação com o mesmo mês de 2013 (acumulado em 12 meses), os preços aumentaram 5,04% em junho, contra 6,56% em maio. O IPP mede a evolução dos preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes de 23 setores da indústria de transformação.

Os dados do IBGE indicam que oito das 23 atividades pesquisadas apresentaram alta de preços, contra 11 do mês anterior. As quatro maiores variações de junho em relação a maio foram em impressão (3,40%), móveis (-1,36%), metalurgia (1,23%) e outros produtos químicos (-1,12%).

Já na comparação com o mesmo mês de 2013 (acumulado em 12 meses), o aumento de 5,04% em junho, é o menor resultado desde os 4,98% de julho de 2013, sendo que o maior ponto da série ocorreu em fevereiro de 2014: 8,24%.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink