CI

Preço baixo e doenças atingem safra de frutas em Taquaritinga/SP


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Produtores agrícolas de Taquaritinga enfrentam uma safra de más notícias para as culturas de goiaba, limão e laranja, as três mais importantes para a economia do município. Na cadeia da laranja, por exemplo, os problemas vão dos pomares à comercialização da fruta.
De acordo com Marco Antônio dos Santos, presidente da Associação de Produtores Rurais de Taquaritinga, além do greening, a citricultura local tem sido muito atingida pela baixa remuneração paga aos produtores pela caixa da fruta, que, por sua vez, tem inviabilizado os investimentos no controle da doença.
Segundo Santos, produtores sem contrato com as indústrias processadoras da fruta estão recebendo cerca de R$ 3,50 pela caixa de 40,8 quilos, muito abaixo do valor considerado ideal.
Para resolver o problema, os produtores pretendem reivindicar aos governos do Estado e federal a indenização pelos pés erradicados, de acordo com Santos. "É uma forma de amenizar o problema", afirmou o produtor.
A situação da laranja, embora mais crítica, não é o único problema da agricultura no município. Na atual safra, as plantações de limão e goiaba já passaram por situações emblemáticas.
No caso da goiaba, os problemas foram acentuados pelo fechamento da Guari Fruits em dezembro, deixando 250 funcionários parados e pés de goiaba apodrecendo. As atividades parciais só foram retomadas dois meses depois. A avaliação do setor é que a queda na produção na última safra, concluída há dois meses, foi de 25%. Taquaritinga é sede de uma microrregião que lidera a produção da fruta no Estado.
O limão sofreu problema semelhante ao da goiaba, com pouca demanda das processadoras da fruta, o que fez com que houvesse excesso e, consequentemente, perdas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.