CI

Preço da cana diminuirá com redução da cota americana em PE

Pelo menos três estados nordestinos poderão ser prejudicados


Pelo menos em três estados nordestinos, cerca de 16 mil produtores poderão ser prejudicados com a diminuição do preço da cana de açúcar fornecida ao mercado norte americano no caso do Ministério da Agricultura atender a solicitação do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool da Paraíba. A entidade paraibana requereu a redução do percentual do repasse da cota americana da cana estabelecida para Pernambuco. A informação é da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) que defende a permanência dos índices para evitar a depreciação dos valores mediante a influência da cota na economia da região, bem como para impedir uma injustiça socioeconômica com Pernambuco, segundo maior estado produtor de cana nordestina.


A cota americana é um dos itens utilizados pelo Conselho dos Produtores da Cadeia Produtiva da Cana de PE (Consecana) para a composição do preço final da matéria prima paga no Estado. “Os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, locais onde ainda não formaram seus conselhos (Consecanas), adotam preços da cana seguindo o padrão de Pernambuco”, diz o presidente da Unida, Alexandre Andrade Lima. O dirigente conta que dessa forma, no caso da diminuição da cota em Pernambuco, haverá uma depreciação do preço final da cana no estado, logo, noutros estados que utilizam o preço pernambucano como referência.

Além do prejuízo aos produtores de Pernambuco, Rio Grande do Norte e do próprio estado da Paraíba, com redução do preço final da cana por conta dessa mudança, a solicitação de redução do percentual da conta em Pernambuco também é polêmico com relação à questão social. “Além do critério técnico, a cota americana também serve para atender as necessidades sociais dos estados nordestinos”, conta Andrade Lima, pontuando que Pernambuco tem uma topografia mais acidentada do que a Paraíba, necessitando em consequência de mais mão de obra por não poder utilizar a mecanização, gerando assim, mais empregos diretos e indiretos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.