CI

Preço da carne bovina cresce 25%

“É uma situação de mercado, que fortalece todo o setor da pecuária"


Os preços da carne bovina no Brasil aumentaram 25% nos últimos três meses, segundo informações divulgadas pelo presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar. De acordo com ele, esse movimento é inevitável considerando a forte demanda externa pelo produto. 

“É uma situação de mercado, que fortalece todo o setor da pecuária e sua cadeia produtiva – do criador às empresas –, e que é inevitável diante da procura pelo produto brasileiro, já que há muito tempo não ocorriam elevações nos preços ao consumidor”, disse o dirigente em comunicado divulgado pela Abrafrigo nesta semana. 

Isso porque, a China tem elevado as compras fortemente, diante dos casos de peste suína africana no país, e a Rússia está aumentando as importações progressivamente com habilitações de novas plantas. “Novos clientes importantes, como Turquia e Indonésia, também colaboram para o aumento das exportações brasileiras”, informou o portal da CarneTec Brasil, que é especializado nesse tipo de assunto. 

“Salazar estima que as exportações de carne bovina brasileira atualmente representam mais de 20% da produção local. Segundo ele, os repasses do aumento de preço ao consumidor brasileiro devem continuar pelo menos enquanto a oferta de bois continuar restrita, cenário que ele espera que se mantenha como consequência do aumento das exportações”, indica. 

As exportações de carne bovina aceleraram ainda mais neste mês de outubro, quando a busca dos varejistas brasileiros pelo produto também cresceu visando fazer estoques para a temporada de festas de fim de ano, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgados em meados do mês. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.