CI

Preço da saca de arroz atinge recorde no ano

Área semeada deve ter aumento de 2% devido a boa oferta de água para irrigação


O preço da saca de 50 quilos de arroz bateu recorde ontem, segundo o indicador diário do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A cotação atingiu o maior pico do ano ao chegar a R$ 35,51, ultrapassando os R$ 35,49 registrados em maio. Os preços em alta devem assegurar a manutenção dos leilões da Conab. Na terça-feira, serão disponibilizadas 50 mil toneladas do RS. Se a previsão de preços aquecidos se confirmar, o medo dos produtores é que a oferta no pregão do dia 30 seja maior do que as 50 mil toneladas previstas.

Segundo o Irga, a área plantada com arroz no RS deverá ter aumento de 2% em relação ao ano passado. Serão 1,08 milhão de hectares, contra 1,06 milhão de hectares da última safra. O presidente do instituto, Mauricio Fischer, ressalta que a limitação do plantio não está ligada ao terreno, mas à água. Segundo ele, o estado tem 1,1 milhão de hectares que podem ser utilizados por haver condições de irrigar. 'Se houvesse água disponível, teríamos quase 5 milhões de ha', projeta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.