CI

Preço da soja atinge maior nível em mais de três anos

O motivo ainda é a confirmação da forte queda de área plantada nos EUA


A confirmação de forte queda de área plantada nos Estados Unidos nesta safra 2007/08, que começa a ser colhida em agosto próximo, voltou a impulsionar as cotações do grão na bolsa de Chicago no pregão de ontem (02-07). Na sexta-feira, quando o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgou sua nova estimativa para a área americana de soja, o salto já havia sido grande, e com a nova disparada de ontem os preços dos contratos futuros de segunda posição de entrega alcançaram o maior patamar desde maio de 2004 naquele mercado, conforme cálculos realizados pelo Valor Data.

Os contratos do grão com vencimento em julho subiram ontem 15 centavos de dólar por bushel, para US$ 8,65, ao passo que agosto (atualmente os papéis de segunda posição) fechou a US$ 8,71, um ganho de 15,25 centavos de dólar em relação à sexta-feira.

Conforme o USDA, a área plantada de soja deverá ocupar 64 milhões de acres (25,9 milhões de hectares) neste ciclo 2007/08. Antes da divulgação do relatório, traders de Chicago ouvidos pela agência Dow Jones Newswires esperavam que a nova previsão ficasse um pouco acima desse total, que é 15% inferior à área apurada pelo órgão nos Estados Unidos na temporada 2006/07.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.