CI

Preço da soja cai com cenário tenso no petróleo

Jogo político dos EUA contra OPEP incentiva a evasão de investimentos de commodities para o Dólar


Foto: Nadia Borges

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na quinta-feira (02.04) baixa de 4,00 pontos no contrato de Maio/20, fechando em US$ 8,5875 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT fecharam a sessão com desvalorizações entre 2,25 e 3,25 pontos.

Os principais contratos futuros registraram mais uma sessão de perdas no mercado norte-americano, com exportações abaixo do esperado. “As vendas de exportação do USDA mostraram reservas de soja de 957.417 toneladas para a semana que termina em 26 de março um pouco acima das estimativas ‘pré-relatório’, mas abaixo das vendas de 1,97 MT do ano passado na mesma semana”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a ARC Mercosul, em mais um dia tomado pelo medo especulativo, o mercado agrícola internacional encerrou outra sessão com baixo volume de negociações: “No início da manhã, quando Trump anunciou um possível acordo com a Rússia e a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), todo o mercado de biocombustíveis mostrou ganhos significantes, arrastando todo o setor de commodities agrícolas”. 

“Entretanto, ao longo do dia, a informação foi conturbada com a Arábia Saudita afirmando não ter chegado à nenhum consenso. A ARC alerta que o jogo político incentiva a evasão de investimentos no setor, sendo um cenário semelhante do embate comercial entre China e Estados Unidos, onde a decisão do futuro do mercado fica nas mãos de alguns líderes. Neste cenário de ‘in-predição’ fundamental dos preços, os fundos de investimentos preferem ativos de maior segurança. No momento em que a oferta e demanda voltar a reger o mercado agrícola, a especulação volta a atuar com maior agressividade no mercado”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.