CI

Preço do algodão avança 11% no MT

As vendas da pluma na safra 19/20 alcançaram 84,57% da produção


Foto: Pixabay

Com a maior disponibilidade da fibra e maior procura no mercado interno, o preço do algodão avançou 11,17% no mês de outubro, em Mato Grosso. Com isso o preço chegou a R$ 119,48/@. As vendas da pluma na safra 19/20 avançaram 2,55 pontos percentuais em relação a setembro, alcançando 84,57% da produção. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em relação à safra 20/21, a comercialização avançou 5,39 pontos percentuais em relação a setembro, alcançando 49,28% da produção. O avanço foi pautado pela retomada da demanda e das altas nas cotações da pluma na bolsa de Nova Yorque juntamente com o dólar, colaborando para a valorização do preço em +2,69% ante a setembro. O valor médio foi de R$ 116,99/@ no estado.

Mesmo com o avanço na comercialização em outubro, as negociações da safra seguem atrasadas 14,91 pontos em relação à safra passada e 5,95 pontos percentuais no comparativo com a média dos últimos cinco anos. 

No Mato Grosso o plantio da nova safra de algodão está liberado a partir de 1º de dezembro, quando termina o vazio sanitário. Neste ciclo o estado deve plantar 1,14 milhão de hectares, recuo de 1,4% e espera colher mais de 2 milhões de toneladas de pluma, uma queda de 4%. O Mato Grosso é o maior produtor de algodão do país. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.