CI

Preço do arroz subiu 21% desde início do ano

Movimento de alta no primeiro trimestre só havia sido observado em 2012 e 2020


Foto: Pixabay

Historicamente, os preços do arroz em casca apresentam movimento de baixa no primeiro trimestre do ano, devido ao período de colheita. No entanto, no início de 2022, o comportamento dos valores foi diferente: a média do Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros e pagamento à vista) saltou de R$ 62,47/sc de 50 kg em dezembro/21 para R$ 75,71/sc em março/22, em termos nominais, forte aumento de 21,2% no período.

Conforme dados do boletim informativo do Cepea, desde o início da série de preços do arroz do Cepea, em 2005, este movimento de alta no primeiro trimestre só havia sido observado em 2012 e 2020 – a elevação neste ano é a maior da série para o período considerado. O forte avanço é resultado da demanda acima da oferta e de reajustes positivos nos valores, devido à necessidade de reposição de estoques em determinados períodos. Do lado vendedor, produtores mantiveram a postura cautelosa e seguiram limitando os lotes para venda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.