CI

Preço do bezerro está elevado no Rio Grande do Sul

Ter o recorde nacional não garante ao produtor gaúcho rentabilidade alta


Ter o recorde nacional no preço do boi gordo não garante ao produtor gaúcho rentabilidade alta. Segundo cálculos da Scot Consultoria, em média, a relação de troca do boi terminado pelo bezerro está em 2,2, quando o confortável seria entre 2,3 e 2,5 bezerros por boi gordo.

O animal de 12 meses é vendido no estado a R$ 500 para R$ 345 em São Paulo. O produtor Ricardo Vinha, de Bagé (RS) tem de procurar animais em todo o estado para engordar. Mas ele não sabe até quando terá margem para cobrir o custo. "Os frigoríficos já ameaçam com demissões. Não sabemos até quando eles sustentam este preço", afirma Vinha. Ele explica que além de todos os problemas conjunturais há o fator climático - o inverno rigoroso dos últimos 30 anos tem deixado o gado sem pastagem.

As indústrias locais têm trazido carne com osso de Rondônia e Acre - apenas a partir de setembro é que poderá, diante da mudança de status concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), trazer de outros estados. Dos países vizinhos - Argentina e do Uruguai - também só poderão ser enviadas carnes com osso a partir desta data para o estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.