Preço do etanol deve baixar este mês, prevê Mantega

Agronegócio

Preço do etanol deve baixar este mês, prevê Mantega

Fim da entressafra e o início da colheita deste ano deverão derrubar os preços
Por:
250 acessos
Um dos vilões da inflação alta, o etanol deverá dar uma folga para o consumidor neste mês. A previsão foi feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Ele disse que o fim da entressafra e o início da colheita da safra deste ano deverão derrubar os preços do etanol e influenciar no custo da gasolina, em cuja composição entra com 20%.


Mantega lembrou que o governo editou a Medida Provisória 532/10, que dá à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o poder de regular a produção, a importação, a exportação, a estocagem e a venda do etanol e outros biocombustíveis.


A MP também amplia a banda de variação da mistura do etanol anidro na gasolina dos atuais 20 a 25% para 18 a 25%. Ou seja, numa situação de escassez de etanol, como a atual, pode-se baixar o percentual dele na composição da gasolina.

Além da entressafra, outro fator que contribuiu para a alta do etanol, na avaliação do ministro, foi a opção do produtor pela cana-de-açúcar, cujo preço subiu nos mercados interno e externo. Ou seja, a perspectiva de melhor resultado financeiro com o açúcar reduziu a produção do etanol.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink