CI

Preço do glifosato sobe 37,5% na Argentina

O preço das sementes também subiu


Segundo a Bolsa de Cereais de Córdoba o preço do herbicida glifosato na Argentina subiu cerca de 37,5% neste ano, quando comparado com o ano anterior de US $ 240 por 100 litros em setembro de 2018 para US $ 330 no mês passado. A entidade publicou um relatório econômico no qual alertava para uma perda no poder de compra de soja e milho. 

A partir disso, o índice de insumo-produto deteriorou-se 7% para a oleaginosa e 1,6% para o cereal, em um ano. O principal fator que contribuiu para isso foi a queda nos preços internacionais de ambas as culturas e, apesar da desvalorização, os valores internos dos grãos não acompanharam totalmente a evolução do dólar, devido à excelente oferta que continuou após a colheita recorde. 

Em relação ao glifosato, 43,6% a mais de toneladas de soja e 45,7% a mais de milho são necessárias para a produção desse herbicida. As sementes também surgiram mais caras, para comprar soja, 4,4% a mais de grãos devem estar disponíveis, enquanto 5,9% a mais para o milho. 

Por outro lado, em termos relativos, diesel e fertilizantes são mais baratos do que há um ano. Na soja, são necessárias 8,6% a menos de toneladas de combustível e 7,7% a menos de fosfato de monoamônio. No milho, "o fosfato monoamônico, o diesel e a ureia melhoraram sua proporção e são necessários 9,5% a 5,8% menos grãos para a aquisição", afirmou a Bolsa de Valores. 

"A taxa de insumos do produto (para trigo) está em um nível relativamente baixo em comparação aos anos anteriores, o que cria um incentivo para fornecer tecnologia à safra, a fim de melhorar sua qualidade comercial e contribuir para a sustentabilidade de nossos solos", disse o Bolsa de Valores de Córdoba. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.