CI

Preço do leite cai em Mato Grosso e valor pago ao produtor melhora

Cenário é otimista para 2019


A produção de leite em Mato Grosso apresentou uma leve queda de 1,12% em relação ao ano passado, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O preço pago ao produtor foi melhor este ano, influenciado pelo aumento das cotações dos principais grãos utilizados na dieta dos animais (milho e farelo de soja), prejudicando a relação de troca do produtor e, consequentemente, o desempenho do animal. O preço do milho foi 14,92% superior em relação a 2017. 

Para 2019 as perspectivas são favoráveis: se as condições climáticas contribuírem, a oferta de grãos em Mato Grosso tende a ser satisfatória, o que pode pressionar os preços no mercado doméstico. “Nesse sentido, vale a pena o produtor ficar atento ao melhor momento de compra destes insumos -que geralmente são mais atrativos no 2º semestre ou então utilizar formas alternativas de nutrição a fim de mitigar seus custos”, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal do leite.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.