Patos de Minas

Preço do leite pago ao produtor está abaixo de um real em Patos de Minas

O atual momento de mudanças do mercado lácteo tem prendido a atenção de todo o setor,
Por: -André Amâncio
240 acessos

A queda nos preços do leite preocupa em todo país e em Patos de Minas não é diferente. Em alguns casos, produtores recebem menos de um real por litro. A baixa demanda por lácteos na ponta final da cadeia continuou impactando o mercado, levando à quinta queda consecutiva no preço do leite recebido pelo produtor. De acordo com pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), na “média Brasil” líquida (que inclui os estados de BA, GO, MG, SP, PR, SC, RS e não considera frete nem impostos), o recuo foi de 8 centavos/litro (ou de 7,3%) frente ao mês anterior, chegando a R$ 1,005/litro. Em Patos de Minas os preços estão abaixo de um real.

Em entrevista para a equipe da Rádio Clube, o presidente da COOPATOS, José Francelino, analisa com pessimismo o atual momento da produção de leite. “O que mais tem pesado nos últimos meses é a questão das importações de forma predatória. As relações comerciais (no caso do leite) entre Brasil e Uruguai tem sido prejudiciais apenas para o Brasil. Concedemos aos estrangeiros condições que eles não nos dão; o que torna o atual cenário completamente insustentável”, explicou o presidente.

O atual momento de mudanças do mercado lácteo tem prendido a atenção de todo o setor, dividindo as expectativas para o próximo mês. Cerca de 48% dos agentes consultados pelo CEPEA (que representaram 47,5% do volume amostrado) acreditam que os preços em novembro devem registrar nova queda. Por outro lado, 43,8% dos colaboradores (46,2% do volume amostrado) apostam em estabilidade. Outros 8,3% (ou 6,3% do total) acreditam que o preço pago ao produtor pode subir.

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink