Preço do leite sobre 22% em julho
CI
Imagem: Divulgação
ALTA

Preço do leite sobre 22% em julho

Na prévia da inflação para julho, o preço do leite acumula alta de 57% somente neste ano
Por: -Aline Merladete

Texto: Correspondente Iara Siqueira

Rico em cálcio e proteínas, o leite é indispensável na refeição de muitas famílias, principalmente no café da manhã, o preço da bebida subiu 22% em julho de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (26). O Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo (IPCA15) é calculado pelo IBGE e mede a inflação oficial do país.

Na prévia da inflação para julho, o preço do leite acumula alta de 57% somente neste ano. O produto de acordo com o IBGE foi o que mais influenciou o avanço de 0,13% do IPCA em julho. Os valores levam em consideração os meses entre janeiro e julho, os derivados do leite também tiveram aumentos significativos, o requeijão aumentou (4,74%), a manteiga (4,25%) e o queijo (3,22%).

No supermercado algumas marcas vendem a bebida por mais de R$ 8 o litro. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Universidade de São Paulo, o preço do leite deve continuar em alta até setembro. Entre os fatores desse aumento estão à entressafra (abril até junho), o clima seco prejudica a disponibilidade e qualidade das pastagens. O alto custo de produção e os efeitos do La Ninã também trouxeram dificuldades para o produtor.

Além disso, insumos como a ração, suplementos minerais e fertilizantes estão cada vez mais caros por causa da desvalorização do mercado de grãos.


 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.