CI

Preço do trigo sobe e começa a interessar produtor

T&F conduz levantamento sobre a área a ser plantada na próxima temporada


Os preços do trigo considerado “comum” (não o branqueador, nem o melhorador), atingiram R$ 700,00/tonelada FOB no interior do Rio Grande do Sul, o que significou um aumento de 7,69%. “Não há, ainda, confirmação oficial de nenhuma pesquisa sobre plantio da próxima safra, mas o sentimento geral que percebemos em nossos contatos é de que vai aumentar a área de trigo no RS para a safra 2018/19”, afirma a Consultoria Trigo & Farinhas. 

“Não sabemos ainda o percentual, porque os agricultores gaúchos só definem as compras de sementes e insumos em abril e maio. Mas, já é uma boa notícia esta impressão geral [...] Os preços estão subindo e isto poderá fazer os produtores repetirem a área ou aumentar levemente”, complementa o analista Luiz Fernando Pacheco.
 
A Consultoria ainda está conduzindo um levantamento sobre a área a ser plantada para a próxima temporada, mas já aponta ter detectado tendências e sentimentos em relação a isto: “Nossa impressão é a de que a área deverá se manter (não cair, como muitos esperavam) ou até subir um pouco nos dois principais estados produtores, RS e PR. Em Santa Catarina, o sentimento é de queda pequena, mas que pode ser revertido, segundo nos disse técnico local, porque ainda está muito longe da hora de tomar a decisão”.
 
Já nos estados de São Paulo para cima, a T&F afirma que a área deve permanecer a mesma – na melhor das hipóteses. “Mas, nada disto é definitivo. Com as altas dos preços desta semana e das próximas, é possível que o agricultor se anime e mude de ideia. Por isso ainda não temos os dados finais”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.