Preços abaixo do mínimo reduzem área do feijão em todo o Brasil

Agronegócio

Preços abaixo do mínimo reduzem área do feijão em todo o Brasil

A lavoura foi estimada entre 1,07 milhão e 1,11 milhão de hectares
Por:
1982 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.
Além da redução de 13% no plantio registrada no Paraná, outros estados também estão diminuindo a área do feijão das águas, confirmou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A lavoura foi estimada entre 1,07 milhão e 1,11 milhão de hectares, o que configura um decréscimo entre 8,3% e 4,3% em relação à safra de um ano atrás. A safra das águas é a principal das três plantadas todo ano.

“A comercialização instável e os riscos climáticos, somados à atratividade de outras culturas concorrentes, como soja e milho, derrubam uma maior intenção dos produtores (em planta feijão) em todo país, nesta temporada”, informou a estatal. Os preços estão abaixo do mínimo afixado pelo governo e os leilões públicos são considerados insuficientes para apoiar a comercialização, aponta o setor produtivo.

Para o feijão segunda e terceira safras, foram repetidas as áreas das safras anteriores e projetadas novas médias de produtividade. Considerando as três safras de 2014/15, a área cairá de 2,9% a 1,5% e a colheita encolherá de 7,3% a 5,5%, chegando no máximo a 3,25 milhões de toneladas.

100 mil toneladas de feijão a menos do que o volume previsto para o consumo nacional. Esse será o déficit da oferta interna do alimento em 2014/15, considerando o recuo na área plantada na primeira das três safras da temporada, aponta levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink