CI

Preços agrícolas não param de subir e puxam inflação

Os produtores vão ter preços bem mais remuneradores no primeiro semestre de 2007


Os produtores vão ter preços bem mais remuneradores no primeiro semestre de 2007. Em média, as cotações das principais commodities agrícolas serão até 35% superiores às registradas no mesmo período deste ano. Bom para o bolso do agricultor, ruim para o dos demais brasileiros. Estimativas da RC Consultores indicam que a inflação dos alimentos será maior (estimada em 5%) que a geral (estimada em 4,2%) no final de 2007. Bem diferente da projeção para 2006, de 1,6% e 3,3%, respectivamente.Analistas de mercado indicam o milho como "a bola da vez" - seu preço deve sofrer a maior variação na comparação com 2006. Apenas o feijão projeta cotações que podem ficar abaixo dos preços deste ano.

Para Rosemeire Cristina dos Santos, assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os preços estarão mais altos devido à estabilidade do dólar e à menor oferta que a demanda dos produtos, tanto no mercado nacional quanto no exterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.