CI

Preços agropecuários variam pouco e IPPA registra leve alta de 0,8%

Em sentido contrário, o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea caiu 5,8% frente a janeiro, pressionando o índice geral


Foto: Divulgação

Os preços agropecuários, em média, variaram pouco entre janeiro e fevereiro de 2020. Especificamente, em fevereiro, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) teve leve alta nominal de 0,8% frente a janeiro.

O IPPA-Pecuária/Cepea voltou a crescer em fevereiro (2,6%), após ter recuado em janeiro pela primeira vez desde setembro do ano passado. No mês, o índice da pecuária foi impulsionado pelas altas do boi gordo, do leite e dos ovos.

Em sentido contrário, o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea caiu 5,8% frente a janeiro, pressionando o índice geral. Nesse caso, as pressões de baixa vieram do tomate, da banana e da uva. Já o índice de grãos, IPPA-Grãos/Cepea, ficou estável entre janeiro e fevereiro (+0,1%). As altas principalmente do milho e do algodão foram compensadas por uma leve redução no preço da soja (produto com o maior peso na formação do índice), causando a estabilidade observada.

Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos industriais, calculado e divulgado pela FGV, reduziu 0,7% – logo, de janeiro para fevereiro, os preços agropecuários, embora tenham crescido pouco, subiram frente aos industriais da economia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.