CI

Preços da mandioca sobem mais de 3% na semana

Após as últimas chuvas, mandiocultores poderão priorizar o plantio, especialmente com o preparo de solo e semeadura


A comercialização de mandioca foi postergada, devido à baixa rentabilidade das lavouras de 1º ciclo, cenário que pressionou a oferta. Além disso, as condições climáticas desfavoráveis (clima seco no início da semana e chuvas nos últimos dias) e a necessidade de priorizar as atividades relacionadas ao plantio também pesaram sobre a decisão de colheita.

Ao mesmo tempo que a oferta diminuiu, a demanda por raízes se aqueceu, principalmente pelas fecularias consultadas pelo Cepea que tiveram sinais de melhora nas vendas. Entre 1º e 5 de julho, o preço médio nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 314,62 (R$ 0,5472 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg), alta de 3,2% em comparação à média do período anterior.

Para os próximos períodos, a oferta pode se manter abaixo do esperado, devido à retração de alguns produtores consultados pelo Cepea e ao fato de muitos terem efetuado a poda. Além disso, após as últimas chuvas, mandiocultores poderão priorizar o plantio, especialmente com o preparo de solo e semeadura. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.