Preços da pluma de algodão caem na bolsa de Nova York
Essa redução nos preços é reflexo da expectativa de maior oferta mundial de pluma
Segundo a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os preços da pluma de algodão na bolsa de Nova York registraram desvalorizações nas últimas semanas, atingindo o menor patamar dos últimos três anos. O contrato para julho de 2024 fechou a semana com uma média de ¢ US$ 70,21 por libra-peso, representando um recuo de 2,25% em relação à semana anterior. Quando comparada a parcial de junho de 2024 (até o dia 21) com o mesmo período de maio de 2024, a queda é ainda mais acentuada, atingindo 6,18%.
Essa redução nos preços é reflexo da expectativa de maior oferta mundial de pluma, impulsionada pelas boas condições climáticas nos principais países produtores da fibra, como os Estados Unidos. Além disso, a valorização do dólar também contribuiu para a baixa das cotações.
O principal fator que deverá influenciar os preços nas próximas semanas serão as condições das lavouras dos EUA, uma vez que ainda há muita incerteza em relação ao clima no país durante todo o período de desenvolvimento da cultura.