CI

Preços da pluma seguem firmes, diz Imea

Indústrias nacionais têm mostrado interesse em comprar algodão para apenas no curto prazo


Apesar das quedas consecutivas no preço da pluma no mercado interno após a autorização da retirada da Taxa Externa Comum (TEC), o primeiro quadrimestre do ano encerra com patamares de preços firmes para o algodão em pluma no Brasil, valores 29% superiores aos do início de janeiro. De forma geral, o cenário internacional para a commodity também é de preços firmes em 2013, desde o início do ano as cotações na Bolsa de Nova Iorque foram valorizadas, saíram da casa dos US$ 74 cents/lp e na última semana permaneceram em US$ 83 cents/lp.


A provável queda de 8% na produção mundial de algodão na próxima safra (2013/14) e o acréscimo de 2% no consumo do produto são os principais fatores para as cotações internacionais se manterem firmes. No Brasil, os preços do mercado interno devem continuar a seguir a paridade de importação entre maio e julho para concorrer com a pluma importada. As indústrias nacionais têm mostrado interesse em comprar algodão para apenas no curto prazo, o que explica os registros da BBM para abril. Mato Grosso comercializou no mês passado 28,6 mil toneladas da safra 2011/12 contra 9,6 mil toneladas da safra 2012/13 a ser colhida com destino ao mercado interno.


As informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.