MERCADO FÍSICO

Preços da soja sobe só no interior Brasil

Apesar da forte alta do dólar de 0,65%
Por: -Leonardo Gottems
341 acessos

As cotações da soja tiveram na sexta-feira (09.02) mais um dia de preços mistos no mercado físico brasileiro, sem correspondência com o movimento registrado na Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços desceram 0,08% nos portos e subiram 0,22% no interior do País.

O analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco, ressalta que os preços internos da soja no Brasil voltaram a subir mais do que os preços da exportação apesar da forte alta do dólar (de 0,65%). “A razão é que os prêmios dos portos brasileiros caíram, principalmente em Santos, mas também em Paranaguá”, explica o especialista.

“Como já dissemos, os preços internos começam a se descolar de Chicago. Nesta sexta a diferença ficou em aproximadamente R$ 3,58 ou 4,91%, para maio. Interessante notar que esta alta do mercado interno ocorre mesmo com o aumento das perspectivas de colheita da safra 2017/18. E a razão parece ser a perspectiva de aumento da demanda externa por subprodutos – farelo e óleo, tomando parte do que a Argentina não puder exportar”, complementa Pacheco.

FUNDAMENTOS

A Consultoria AgResource destaca as atualizações climáticas do modelo Americano (GFS), que trazem a permanência do padrão de precipitações para o Brasil nestes próximos 15 dias: “Os índices pluviométricos acumulados para os próximos 10 dias trazem uma cobertura significante da área sojicultora no Brasil e a concentração das precipitações no Norte da Argentina”. 

“No entanto, a ARC nota que um período temporário de estiagem é previsto para o Centro brasileiro, na próxima semana. Serão 4-6 dias de céu aberto sobre grande parte do centro-leste do Mato Grosso, sul do Tocantins, Goiás, Minas Gerais e oeste da Bahia. O período de chuvas mais escassas é tido como benéfico, uma vez que a colheita em tais regiões já é presente”, conclui a Consultoria.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink