Preços do algodão em pluma oscilam em abril
Agentes do setor enfrentam dificuldades para chegar a um acordo sobre preço e qualidade dos lotes disponíveis no mercado nacional
O mercado do algodão em pluma tem sido marcado por oscilações neste início de abril, com a média do Indicador CEPEA/ESALQ registrando valores na casa dos R$ 4/libra-peso, o mais baixo desde janeiro deste ano. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os agentes do setor enfrentam dificuldades para chegar a um acordo sobre preço e qualidade dos lotes disponíveis no mercado nacional.
Enquanto os vendedores demonstram flexibilidade, buscando liquidar o saldo remanescente da safra 2022/23 e/ou captar recursos, as indústrias oferecem valores ainda mais baixos. Surpreendentemente, até mesmo as tradings já estão disponibilizando a fibra a preços inferiores no mercado doméstico, em resposta às quedas registradas nos mercados internacionais.
Essa dinâmica reflete a complexidade do mercado atual, com uma oferta abundante e uma demanda que, apesar de presente, enfrenta incertezas.