CI

Preços do leite ao produtor subiram, mesmo com a produção aumentando

Preços do leite ao produtor subiram pelo sétimo mês consecutivo. Segundo levantamento da Scot Consultoria


Os preços do leite ao produtor subiram pelo sétimo mês consecutivo. Segundo levantamento da Scot Consultoria, no pagamento de agosto, referente ao leite entregue em julho, a média nacional ficou em R$1,246 por litro, sem o frete. Houve alta de 1,4%, frente ao pagamento anterior, que tinha registrado aumento de 5,6%. Desde o começo do ano, a alta acumulada é de 21,3% (média nacional). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o produtor está recebendo 10,6% a mais este ano.

Os preços pagos aos produtores subiram mesmo com a produção aumentando no Sul do país e retomando o crescimento em Minas Gerais, São Paulo e Goiás no último mês. Em agosto, os dados parciais apontam para um aumento de 3,0% na captação (média nacional), frente a julho deste ano.

Esta alta de preços do leite entregue em julho (pago em agosto) pode ser explicada pela menor produção este ano, frente a anos anteriores. Segundo o Índice Scot Consultoria, considerando a média nacional, o volume captado em agosto de 2018 foi 11,3% menor que em igual mês de 2017. Para o pagamento a ser realizado em setembro, referente a produção de agosto, 22% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em alta do preço do leite ao produtor (maioria localizada no Nordeste), 42% falam em estabilidade e os 36% restante estimam quedas nos preços, frente ao pagamento anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.