MERCADO FÍSICO

Preços do trigo estão subindo

Principais moinhos do RS estão cobertos até dezembro
Por: -Leonardo Gottems
608 acessos

O acompanhamento regular feito pela Consultoria Trigo & Farinhas registra que os preços do trigo no mercado físico estão avançando de forma lenta, mas inexorável, nos dois principais estados produtores do País. Nos últimos 30 dias, já ultrapassaram os preços praticados um ano atrás, tanto FOB quanto CIF, no Paraná e CIF no Rio Grande do Sul.

De acordo com a T&F, no Paraná, os preços subiram 0,80% nos últimos 7 dias, 5,0% nos últimos 30 dias e 6,78% nos últimos 12 meses na região oeste do estado; na região Norte, os preços subiram 5% nos últimos 30 dias, mas estão 3,08% menor nos últimos 12 meses; em Ponta Grossa, na região de Campos Gerais os preços subiram 4,76% nos últimos 30 dias e 1,54% em relação à mesma semana do ano passado.

No Rio Grande do Sul os preços FOB (posto interior) estão se mantendo estáveis na última semana, mas já subiram 1,75% em Carazinho e 1,79% em Santa Rosa. Já os preços CIF posto moinhos, os preços subiram 3,23% nos últimos 7 dias, 4,92% nos últimos 30 dias e 4,92% nos últimos 12 meses.

“Esta tendência está sendo confirmada pelas pesquisas do Cepea, que registraram avanço diário de 1,31% para o trigo brando do RS, embora registre queda de 2,15% nos últimos 30 dias. Com referência ao PR, os preços avançaram 1,54% de ontem para hoje e 5,63% nos últimos 30 dias”, comenta o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco.

Moinhos gaúchos estão cobertos até dezembro

Um corretor gaúcho de trigo citado pelo Portal Monitor Agrícola, do Uruguai, afirma que os principais moinhos do estado estão cobertos até dezembro com demanda fraca de farinha. Há cautela sobre níveis de qualidade de trigo argentino na região de influência do Up River, em Rosário. As importações de fora do Mercosul não deverão superar, ainda na opinião do corretor, a meio milhão de toneladas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink