CI

Preços futuros atingem alta com aumento da carne suína

A alta já é a maior dos últimos três anos


O mercado futuro de ovos na Bolsa de Mercadorias Dalian da China subiu ao nível mais alto em mais de três anos nesta segunda-feira (28/10), em um movimento que os analistas vinculam aos ganhos acentuados nos preços da carne suína depois que a Peste Suína Africana vem devastando o plantel de suínos do país.

O contrato com ovos mais comercializado saltou quase 4% no início do dia, para 4.925 yuanes (US$ 697,44) por tonelada, a maior desde julho de 2016. Os preços dos ovos também subiram 5,4% na semana passada, seu maior ganho semanal em dois meses e meio.

Analistas atribuíram o crescimento ao aumento dos preços das proteínas, depois que a peste suína africana reduziu o rebanho suíno da China em pelo menos 40%.

“Acho que é uma brincadeira com a inflação dos preços das proteínas. Todos os preços das proteínas estão subindo devido à peste suína africana, mas é difícil jogar isso diretamente ”, disse Darin Friedrichs, analista de commodities da Ásia na corretora INTL FCStone, já que não há contratos futuros na China para suínos.

"Comprar futuros de ovos é a próxima melhor coisa", disse ele.

Os preços da carne de porco na China subiram para US$ 8 por quilo na semana passada, com o clima mais frio aumentando a demanda, com os preços de varejo de carne de porco em meados de outubro mostrando seu maior salto semanal desde pelo menos 2016.

“A principal razão pela qual os preços dos ovos aumentam é o preço da carne suína. Os preços de outubro para porcos vivos e suínos apresentaram fortes aumentos ”, disse Jim Huang, executivo-chefe da consultoria China-America Commodity Data Analytics.

Os traders otimistas também elevaram os preços das ações de empresas listadas em produção de aves e suínos, como Shandong Yisheng Pecuária e Aves e Muyuan Foods Co Ltd, até o limite, acrescentou Huang, com o dinheiro sendo investido no mercado futuro.

"Além disso, no momento, há baixa demanda por ovos, para que as pessoas estejam realmente confiantes de que, se os preços dos ovos ainda estiverem altos agora, o que mais acontece quando é alta temporada?"

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.