CI

Preços globais da celulose estão em alta desde 2020

Os estoques globais já estavam em níveis reduzidos no final de 2020


Foto: Marcel Oliveira

Os preços globais de celulose estão em alta desde final de 2020, com demanda forte nos mercados importadores e crescimento limitado da oferta, segundo que informou o novo relatório do Rabobank. “Os preços da celulose de fibra curta (BHKP) atingiram US$730/t na China em março após vários ajustes de preço consecutivos, o que representa uma alta de 60% com relação ao preço registrado ao longo de boa parte de 2020 (US$450/t)”, comenta. 

“Os estoques globais já estavam em níveis reduzidos no final de 2020 após um longo período de preços baixos, que limitaram o crescimento da oferta em várias regiões. De acordo com a consultoria Risi, os estoques globais estão em patamar abaixo de 40 dias equivalentes no início do ano, o que levou os compradores a aceitar as altas de preços e continuar comprando na medida em que as projeções de demanda continuaram a melhorar”, completa. 

Segundo o Rabobank, vale a pena lembrar que o setor de celulose teve uma performance bastante positiva em 2020, apesar das quedas em algumas categorias, como os papeis de imprimir e escrever, dado que outros setores como papeis sanitários e papeis para embalagem continuaram crescendo em ritmo acelerado. “Olhando a frente, o setor deve experimentar mais um ano positivo, considerando a reabertura de muitos setores das economias em 2021, que com as campanhas de vacinação em massa, tem potencial de acelerar a demanda de algumas categorias. O enfraquecimento do dólar e o fortalecimento do yuan, tem favorecido ainda mais os preços das commodities agrícolas incluindo a celulose na medida em que aumenta o poder de compra da China”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.