Prefeitura de Jaguarão conhece ações do Provarroz

Arroz

Prefeitura de Jaguarão conhece ações do Provarroz

Provarroz do Irga desde 2016 promove ações para estimular e conscientizar a população sobre a importância do consumo de arroz e seus coprodutos
Por:
25 acessos

O Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) desde 2016 promove ações para estimular e conscientizar a população sobre a importância do consumo de arroz e seus coprodutos. A coordenadora do programa, Camila Pilownic Couto, e a nutricionista da autarquia, Carolina Pitta, estiveram na quarta-feira (03) na Biblioteca Municipal de Jaguarão/RS para apresentar o programa e plano de trabalho para a Prefeitura sobre o uso da farinha de arroz na merenda escolar municipal.

A convite do conselheiro do Irga de Jaguarão, João Paulo Silveira, e do vice-prefeito da cidade, Henrique Edmar Knorr, e o chefe de gabinete, Ricardo Pereira da Silva, o encontro foi destinado a conversa com vereadores, servidores da Secretaria da Educação, diretores de escolas, corpo docente e responsáveis pela compra da merenda escolar. Foram exibidas as atividades promovidas pelo Provarroz no Estado. Camila detalhou o programa, os trabalhos desenvolvidos até o momento, além do planejamento elaborado para proceder com a comunidade escolar do município.

“O intuito do Provarroz é auxiliar também em pontos que incentivem o consumo de derivados do arroz, como a farinha de arroz. Na próxima etapa iremos promover oficinas para merendeiras, professoras e mães de alunos. Nossa meta é divulgar para o máximo de pessoas os benefícios do grão e seus coprodutos e a importância de se ter a farinha de arroz na merenda escolar”, aponta Camila.

Na sequência, a nutricionista Carolina administrou a palestra “Os Benefícios do Consumo de Arroz para a Saúde”, transmitindo informações e esclarecendo dúvidas referentes às propriedades do cereal e da farinha de arroz, incentivando a ingestão desses alimentos e também desmistificando crenças sobre o cereal.

Está sendo apresentado um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Jaguarão para incluir a farinha de arroz na merenda escolar. Outros municípios como Camaquã e Capivari já incluíram o coproduto no lanche das escolas.

Estão pré-agendadas para os próximos meses oficinas do Provarroz para a comunidade escolar de Jaguarão. A finalidade é demonstrar na prática o passo a passo de receitas simples e fáceis com o coproduto, instruir sua manipulação, ensinar o processo caseiro de produção da farinha de arroz e dar dicas culinárias relacionadas ao cereal.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink