CI

Prefeitura de Nova Ubiratã estimula plantio de banana

Um parceleiro da região, segundo informa o secretário Paulo Maier, já plantou por iniciativa própria cinco mil mudas de banana, que apresenta um ciclo de desenvolvimento de oito meses antes de começar a produzir


A Secretaria de Agricultura de Nova Ubiratã realiza reuniões com pequenos produtores rurais assentados do distrito de Entre Rios, distante 150 quilômetros da sede do município, para trocar informações que possibilitem a implantação do projeto de plantio de bananas na região.

Um parceleiro da região, segundo informa o secretário Paulo Maier, já plantou por iniciativa própria cinco mil mudas de banana, que apresenta um ciclo de desenvolvimento de oito meses antes de começar a produzir.
“Ao todo, vamos distribuir a partir de fevereiro para 28 produtores do Entre Rios mais 1.400 mudas das variedades nanica e maçã doadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Sedraf)”, explica.

Em janeiro, a técnica em agropecuária da pasta, Francielle Aparecida da Silva, fará nova reunião com um grupo de pequenos agricultores dos travessões Balsa e Cinco e Meio. O objetivo é repassar mais orientações e trocar idéias com os produtores.

A meta é impulsionar a agricultura familiar em Nova Ubiratã, incentivar os produtores rurais a produzirem mais e melhor para reduzir o percentual de importação de frutas, legumes e verduras.

“A banana é uma das frutas mais utilizadas no cardápio mato-grossense. Seja verde ou madura, ela está presente na farofa, pode ser frita, cozida ou consumida in natura, além de transformada em aperitivos”, ressalta Paulo Maier.

Há 10 anos Mato Grosso tinha cerca de 60 mil hectares de banana. Devido às doenças Sigatoka Negra e Mal do Panamá houve uma redução drástica na área de plantio. Atualmente o Estado conta com aproximadamente apenas seis mil hectares de plantações da fruta. 

Conforme Paulo Maier, para estimular a produção, as mudas de banana que serão plantadas em Nova Ubiratã são resistentes e tolerantes à estas doenças. A Secretaria de Agricultura também distribuirá o adubo para o cultivo da banana. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.