CI

Prefeitura de Passo do Sobrado (RS) alerta para casos de raiva bovina

Os agricultores devem vacinar os rebanhos e ficar atentos aos locais onde vivem os morcegos


Com a confirmação do risco de morcegos infectados pela raiva transferirem a doença ao rebanho de bovinos, a Inspetoria Veterinária de Passo do Sobrado emitiu um alerta para que os criadores vacinem seus rebanhos. Os agricultores também devem ficar atentos aos locais onde vivem os morcegos, e em caso de encontrar alguma furna, é necessário informar a Vigilância Sanitária.

O aviso também se aplica para animais domésticos. A veterinária responsável pela vigilância sanitária do município, Lea Ferreira, destacou a importância de se vacinar equinos, cães e gatos. O primeiro caso foi registrado em abril deste ano. Na avaliação da veterinária, outros casos podem ter ocorrido. “Algumas mortes de bovinos não chegam ao nosso conhecimento, por isso acreditamos que este número pode ser maior”, declara.

Formas de contágio

A raiva é uma doença que ataca o sistema nervoso, principalmente nos mamíferos. O contágio no homem ocorre, geralmente, pela mordida de algum animal infectado, quando o ferimento entra em contato com a saliva. Raramente ocorre a transmissão da raiva de bovino ao homem. Somente em casos de contato com o sangue e saliva, com mucosas ou pele com algum ferimento aberto. Na pele integra, não existe risco de contaminação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.