CI

Prefeitura e Embrapa abrem mostra no Museu da Ciência

Exposição "Ferramentas do Campo


Foi aberta na última terça-feira (22.04), no Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino, a exposição "Ferramentas do Campo. Equipamentos de Ontem, Tecnologias de Hoje". A mostra é uma parceria entre a Embrapa e a Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e de Educação. Após a abertura, um grupo de 29 alunos do 5º. ano do ensino fundamental protagonizou a primeira visita pública. A exposição reúne cerca de 400 ferramentas que contribuíram com a construção do Brasil rural e serviram de inspiração para o desenvolvimento dos equipamentos atuais com tecnologias avançadas, como GPS, sensores modernos e veículos aéreos não tripulados.

O vice-prefeito de São Carlos, Cláudio Di Salvo, ressaltou a importância histórica da agricultura para a economia do país. "Até hoje o Brasil tem sua vocação natural na agricultura e foi por meio de ferramentas como essas expostas que o país teve seu desenvolvimento". Di Salvo lembrou, ainda, a contribuição da Embrapa Instrumentação no desenvolvimento de novas tecnologias.

A exposição foi montada a partir da coleção de ferramentas do pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luiz Alberto Colnago, com a proposta de apresentar os conceitos de ferramenta e tecnologia; resgatar a memória das tecnologias utilizadas no campo; apresentar a evolução das ferramentas para agricultura e pecuária e envolver a comunidade local nas comemorações dos 30 anos da Embrapa Instrumentação, mostrando, a atual dimensão da unidade e sua contribuição. Luiz Alberto, explicou que há peças nacionais e importadas entre as em exibição. "Há anos venho reunindo ferramentas, que hoje somam dois mil exemplares. Elas evoluem, mas seu princípio básico, muitas vezes, é o mesmo".

O pesquisador acrescentou que nesta edição, a segunda, a mostra está estruturada em ciclos, que propõem um passeio pela história rural do país, desde ferramentas indígenas, seguido por reprodução de ambientes que destacam o cotidiano e a realidade das fazendas em meados das décadas de 50 e 60 no Brasil. São peças de ferraria; paiol de ferramentas; uma vendinha/mercearia com utensílios que eram utilizados e comercializados na época; a cozinha de uma casa rústica de colono; uma casa de fazendeiro, mais requintada e com utensílios modernos, com destaque para hábitos/necessidades do campo, como corte e costura, peças para asseio e preparação dos alimentos; um curral, além de apresentação de grandes máquinas - de tração humana, animal e hidráulica, simulando a aplicação no campo, em áreas caracterizadas, como um terreiro de café.

Em termos de educação, para o secretário de Educação de São Carlos, Carlos Alberto Andreucci, a exposição representa uma "escola viva".

"É a forma das crianças entenderem como os antepassados nos inspiraram. Os alunos da rede municipal de educação fazem visitas periódicas ao Museu da Ciência e devem passar por aqui para conhecer essa história". Segundo Andreucci, o Museu recebeu 32 mil visitantes em 2013.

Um dos instrumentos antigos que mais chamam atenção do visitante é um moinho de pedra para a produção de fubá. A máquina, normalmente movida por uma roda d"água, é composta por duas pedras que esmagam os grãos transformando-os na espessura desejada, grosso ou fino (fubá), ou trituração (quirela). Entre os equipamentos modernos, destaque para a apresentação de um sistema de identificação eletrônica, destinado a rastreabilidade do rebanho bovino e para a canga, uma espécie de cápsula dosadora de gás para coletar o metano emitido pelo gado.

A exposição "Ferramentas do Campo. Equipamentos de Ontem, Tecnologias de Hoje" poderá ser visitada até 02 de agosto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.