Prejuízo com estiagem é superior ao da ferrugem no MS

Agronegócio

Prejuízo com estiagem é superior ao da ferrugem no MS

A ferrugem da soja já estava instalada em pelo menos 26 cidades do MS, mas havia perspectiva de que este número fosse maior
Por:
1 acessos

Preocupação no início do ano entre os produtores, os prejuízos com a ferrugem da soja já são considerados menores que os causados pela estiagem em todo o Mato Grosso do Sul. A situação fez com que a DFA (Delegacia Federal de Agricultura) suspendesse o levantamento das áreas afetadas pelo fungo, devido a acentuada problemática com a falta de chuvas.

Segundo a DFA, a seca estava “mascarando” a identificação do que era prejuízo com seca e o que seria com a ferrugem. Os técnicos da DFA começaram a percorrer as lavouras de Mato Grosso do Sul para conhecer a extensão dos danos provocados pela ferrugem no dia 14 de fevereiro. Quatro técnicos seguiram por propriedades do Estado para fazer coletas e observação.

A ferrugem da soja já estava instalada em pelo menos 26 cidades, mas havia perspectiva de que este número fosse maior. Conforme a delegacia, durante os dias de fiscalização a constatação é de que os produtores já estavam combatendo o fungo.

A disseminação do fungo, que se propaga por meio de esporos, é favorecida pelas chuvas. O combate é feito por meio de pulverização em momento estratégico para evitar o avanço.

Segundo informações levantadas pelo Rally da Safra 2005, realizado pela catarinense Agroconsult e divulgado na semana passada, houve perdas de 40% na produtividade da soja no Sul de Mato Grosso do Sul. De 50 sacas por hectare a produtividade na região foi reduzida a 30, devido ao estresse hídrico (falta de água).

Na região norte, onde a produtividade foi considerada alta, de 50 sacas por hectares, o problema constatado foi a presença de grãos verdes. Esses grãos sofrem desvalorização de até 30% na indústria.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink