CI

Prejuízos na safra de tabaco serão maiores este ano, avalia especialista

Em comparação ao ano passado, 2018 teve 206 notificações a mais de danos com granizo


O granizo e as fortes chuvas deste ano, especialmente dos últimos dias, foram prejudiciais para os produtores de tabaco. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu 1.438 notificações de agricultores da região de Santa Cruz do Sul que tiveram a safra prejudicada. No ano passado, no mesmo período, o número era de 1.232, o que mostra um aumento de 206 casos notificados em um ano.

O atendimento para auxiliar os produtores na tentativa de recuperar os danos começou na última sexta-feira e deve terminar até o meio-dia desta terça-feira, avaliou o gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, em entrevista à Rádio Gazeta. Não foi possível iniciar o serviço antes devido às más condições climáticas.

"As lavouras que ainda não transplantaram a folha são mais fáceis de recuperar. Quem já fez o desponte, é mais complicado, porque folhas novas não se desenvolverão", explica Ogliari. "O inverno este ano foi bem mais rigoroso que o ano passado, o que também prejudicou a safra. O tabaco precisa de mais sol para se desenvolver."

O prejuízo deste ano será maior para os produtores devido ao excesso de chuvas, segundo o gerente técnico. A partir da metade de outubro, se o clima for favorável, o processo de colheita deve ser intensificado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.