CI

Presença de pirarucu em rios de São Paulo preocupa cientistas

Pesquisadores estão preocupados com os impactos ecológicos para os peixes local


Foto: Divulgação

O pirarucu (arapaima gigas), natural Amazônia é um dos maiores peixes de água doce do planeta. Seu tamanho pode atingir mais de três metros, além de pesar mais de 330 quilos. Agora imagine, ir pescar e deparar um com desses. Nos últimos anos, pescadores tem registrado a presença desse grandalhão em rios que banham os estados de São Paulo e Minas Gerais.  

O que pode servir de curiosidade para alguns, e olha que nem é conversa de pescador, pode ser motivo de preocupação para outros, os cientistas no caso, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão preocupados com os impactos nas relações ecológicas e na população local de peixes, estimulando a criação de projetos de pesquisa para investigar a presença desse predador em rios do Sudeste.  

Até o momento o peixe foi encontrado apenas em um trecho do rio Grande, local onde as águas dividem os territórios de Minas Gerais e São Paulo. O motivo para o aparecimento do pirarucu nessa região, de acordo com a professora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp de São José do Rio Preto Lilian Casatti “é a formação de um ecossistema parecido com o habitat natural do pirarucu na Amazônia, onde a espécie costuma ser encontrada em logos de águas, formados pelo rio”, explica.  

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.