Presidente do Fundecitrus se reúne com Secretário de Agricultura para abordar lei de cancro cítrico de São Paulo

Agronegócio

Presidente do Fundecitrus se reúne com Secretário de Agricultura para abordar lei de cancro cítrico de São Paulo

Reunião ocorreu na quinta-feira (06.10)
Por:
223 acessos

O presidente do Fundecitrus Lourival Carmo Monaco e o gerente geral Juliano Ayres se reuniram com o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, na última quinta-feira (6), para entregar uma proposta frente à nova legislação federal de controle de cancro cítrico.

Também participaram da reunião o coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Alberto Amorim, o coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Fernando Gomes Buchala, o coordenador substituto da CDA, Mario Tomazela, e o novo coordenador da CATI João Brunelli Junior.

No encontro, o Fundecitrus apresentou um plano de ação para apoiar a Secretaria no processo de transição da lei em São Paulo após a publicação da Instrução Normativa 37 do MAPA, no Diário Oficial da União (DOU), em 6 de setembro, que regulamenta o controle de cancro cítrico em todo o país.  “A normativa federal foi uma grande conquista e atendeu à demanda da Secretaria e de todo o setor, no sentido de aprimorar a legislação para aumentar a agilidade e a segurança fitossanitária, colaborando, inclusive, com a comercialização dos produtos citrícolas. No entanto, outras ações devem complementar a norma. Uma delas é o estabelecimento de uma legislação estadual, a qual já está sendo trabalhada pela Câmara Setorial da Secretaria, além de atuações informativas e educativas”, avaliou Arnaldo Jardim.

A proposta apresentada pelo Fundecitrus engloba medidas para dar suporte à SAA na transferência do conhecimento para o citricultor sobre a doença, por meio de ações de pesquisa, comunicação e difusão de tecnologia. O presidente da instituição ressaltou a importância da parceria nesse momento de mudança na citricultura, e a urgência da implementação da mitigação no estado de São Paulo devido ao início do período chuvoso, que é o momento crítico de ocorrência da doença nos pomares. “O Fundecitrus se coloca à disposição para apoiar e complementar as ações da Secretaria de Agricultura que forem necessárias para a rápida implantação e o bom funcionamento do sistema de mitigação. Além disso, são nítidos os esforços do Secretário e de sua equipe em dar rápido trâmite aos pleitos dos produtores de laranja e limão”, diz Monaco.  

(com apoio da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura) 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink