CI

Pressão de oferta mantém preços do arroz em queda

A expectativa de que as exportações ajudariam a aliviar a pressão não se confirmou


A expectativa de que as exportações ajudariam a aliviar a pressão interna não se confirmou A expectativa de que as exportações ajudariam a aliviar a pressão interna não se confirmou - Foto: Divulgação

O mercado de arroz atravessou o segundo semestre de 2025 com preços em trajetória de queda, refletindo um balanço de oferta e demanda bastante folgado, segundo o Itaú BBA. As cotações chegaram a cerca de R$ 53 por saca em novembro, nível 50% inferior ao registrado um ano antes e que limita a margem do produtor diante da ampla disponibilidade do grão e da demanda enfraquecida. 

A expectativa de que as exportações ajudariam a aliviar a pressão interna não se confirmou. O câmbio desfavorável e a concorrência externa reduziram a competitividade, deixando os embarques abaixo do previsto. Com isso, a projeção é de estoques de passagem elevados no início da safra 2025/26, estimados pela Conab em mais de 2 milhões de toneladas.

O avanço do plantio até novembro confirmou a redução de área esperada, resultado direto das margens comprimidas e do uso menor de tecnologia como estratégia de controle de custos. Mesmo com perspectiva de produção inferior, o clima tende a favorecer o desenvolvimento das lavouras, já que o fenômeno La Niña não interfere no cultivo irrigado. As projeções, porém, indicam que os preços ao produtor devem seguir pressionados se não houver alternativas para escoar o excedente. A combinação de oferta confortável e demanda fraca mantém o mercado em condição crítica para a temporada 2025/26, exigindo gestão mais rigorosa do produtor para mitigar riscos e proteger a margem.

Para a indústria, o ambiente também é adverso. A liquidez segue baixa, enquanto a formação de estoques é limitada pelo alto custo de armazenagem e pelas taxas de juros elevadas, fatores que restringem a capacidade de absorver parte da produção.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7