CI

Prevenção de doenças e pragas na batata-doce e Semana da água são assuntos do Terra Sul

Reportagem traz recomendações sobre os principais métodos de controle de pragas e doenças na cultura da batata-doce


Foto: Pixabay

Reportagem publicada segunda-feira (28) no canal do Terra Sul no YouTube traz recomendações sobre os principais métodos de controle de pragas e doenças na cultura da batata-doce. O extensionista da Emater/RS-Ascar Francisco de Arruda e o responsável-técnico da Frutplan Mudas, Claudiomar Fischer, abordam a importância da rotação e da qualidade das mudas. O material também traz informações sobre adubação e dados da cultura no Rio Grande do Sul e na Região Sul do Estado.

Semana da Água

Na quarta-feira (30), o destaque são três reportagens com ações da Emater/RS-Ascar para melhorar o uso da água nas propriedades rurais. A temática faz referência à Semana da água, celebrada de 25 de setembro a 3 de outubro pela 27ª Semana Interamericana e pela 20ª Semana Estadual da Água. A iniciativa é coordenada pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), com apoio de diversas empresas e instituições.

Para explicar melhor a temática, o assistente-técnico da Emater/RS-Ascar Fernando Luiz Horn faz uma introdução à Semana da água. Em seguida, a primeira reportagem mostra um sistema de filtragem lenta que torna a água propícia para o consumo; a segunda fala sobre a produção de palhada e cobertura do solo para garantir maior infiltração da água; e, por fim, a terceira aborda a instalação de açude e de sistema de irrigação para garantir acesso à água para a produção.

Reprises

Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, o programa Terra Sul está sendo reprisado nas emissoras parceiras desde o início de setembro. Mas, é possível acompanhar as reportagens inéditas produzidas pela equipe no YouTube, todas as segundas e quartas-feiras. As matérias também são divulgadas no Facebook do Terra Sul.

Terra Sul

O programa Terra Sul é resultado de uma parceria entre Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e escritório regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas/RS desde 1993. Para assistir as reprises, basta sintonizar as emissoras parceiras: TV Brasil , nas sextas-feiras, às 6h; TV Climatempo, nas terças, às 7h; Canal Saúde , também nas terças-feiras, às 7h; e TV Câmara de Pelotas, nos domingos, às 11h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.