CI

Saiba como será o clima no mês de março

Sinais de Neutralidade; Chuvas podem ser favoráveis para as lavouras, sem interromper os avanços na colheita


As projeções seguem indicando tendência de enfraquecimento do fenômeno El Niño As projeções seguem indicando tendência de enfraquecimento do fenômeno El Niño - Foto: Pixabay

No cenário climático para o próximo mês de março de 2024, é importante acompanhar as análises das condições meteorológicas. A expectativa é de que as condições de chuvas e temperaturas tenham um papel fundamental nas operações em campo ao longo do mês. Observa-se que o El Niño está em declínio, e os primeiros sinais de neutralidade já se fazem presentes na atmosfera. Essa transição pode influenciar significativamente as atividades agrícolas e as estratégias de cultivo, exigindo uma análise cuidadosa e adaptação por parte dos produtores e demais envolvidos no setor agropecuário.

Confira a análise completa das condições climáticas para o próximo mês, como as condições de chuvas e temperaturas devem influenciar as operações em campo no decorrer deste março de 2024.

Índice:

  1. Chuvas de Fevereiro 2024
  2. Panorama das condições oceânicas
  3. Previsão de para as temperaturas Março 2024
  4. Previsão de para as Chuvas Março 2024
  5. O que esperar no Agro
    1. Sul
    2. Sudeste
    3. Centro-Oeste
    4. Nordeste
    5. Norte

Chuvas de fevereiro 2024

O mês foi marcado por chuvas mais frequentes em áreas do norte de Mato Grosso, Goiás, norte de Minas Geral e MATOPIBA. Com destaque para o norte do MA e norte do PI onde os volumes até o dia 27 de fevereiro já superaram os 450 mm. 

Áreas do sul da região norte tamb?e contaram com um fevereiro mais chuvoso, como no sul do Amazonas, Acre, RO, sul e leste do Pará e Tocantins.

Parte dessas chuvas no país foram favorecidas pela passagem de frentes frias no oceano, a formação da Tempestade Tropical Akará e também a Zona de Convergência Intertropical. O mês de fevereiro não teve a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que geralmente leva as chuvas da parcela central do brasil, para setores mais ao sul.

Em relação às anomalias, os valores foram positivos – chuvas acima da média – em áreas do norte de MG, praticamente todos os estados do Nordeste, norte do Centro-Oeste e sul da região Norte.

Destaque para o sul de Rondônia , sul de Mato Grosso e norte da região norte, onde as chuvas foram significativamente abaixo da média. 

Nas demais regiões, há grande variação entre as anomalias, com bolsões de chuvas levemente acima da média e levemente abaixo da média. comportamento observado especialmente no centro-sul do país.

No mapa apresentado abaixo, observamos a quantidade de dias sem chuva ao longo do mês.

Nota-se que, ao norte da região Norte, existem áreas que praticamente não receberam chuvas durante o mês, destacando-se o caso de RR. O mesmo padrão se repete no sul do Ceará, leste do Mato Grosso do Sul e no sul do Rio Grande do Sul. 

Por outro lado, áreas do MACRO, norte do Mato Grosso, nordeste do Pará e norte do Maranhão passaram por um fevereiro chuvoso.

Áreas com tons mais escuros representam uma maior quantidade de dias sem precipitações. 

 

Panorama Condições Oceânicas e El Niño

As projeções seguem indicando tendência de enfraquecimento do fenômeno El Niño, mas ainda no mês de março, a condição mais provável é que as águas no oceano pacífico equatorial permaneçam em patamares de El Niño (100%).

Contudo, a atmosfera pode responder a essas condições com características de Neutralidade.

Mas vale ressaltar que, os climáticos internacionais indicam que o Oceano Pacífico tropical central continuará a esfriar nos próximos meses, provavelmente retornando aos níveis neutros em abril (72%) – ou seja, nem El Niño Niño nem La Niña – e todos os modelos neutros em maio.

Probabilidades para a persistência do El Niño (vermelho), La Niña (azul) e Neutralidade (cinza) no decorrer dos trimestres corridos. Fonte: IRI/Columbia.

Além disso, as condições de La Niña para o segundo semestre de 2024 continua alta – 49% entre Junho-Agosto e 71% entre Agosto-Outubro – porém apresentando uma redução segundo a projeção do Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e Sociedade, da Universidade de Columbia nos EUA (IRI/Columbia). 

 

Previsão de para as temperaturas Março 2024

 

Em relação às temperaturas, são esperados valores acima da média em praticamente todo o país, com exceção apenas do nordeste de Minas Gerais e sudeste da Bahia, onde os valores podem ficar dentro daquilo que seria esperado para o período. 

Assim, a previsão indica que setores do Centro-Oeste, MATOPIBA e região Norte devem fechar o mês de março com temperaturas entre +1 e +2°C acima da média.

Previsão multimodelo Agrotempo para a variação de temperaturas em relação à média no mês de Março. Áreas em amarelo indicam previsão de temperaturas acima da média histórica.

Previsão de para as Chuvas Março 2024

O cenário das chuvas é um pouco mais complexo, visto que a atmosfera já apresenta uma condição mais semelhante ao período de Neutralidade do El Niño. Além disso, o mês de março pode ter a influência negativa da Oscilação Madden-Julian (OMJ), inibindo as chuvas em algumas regiões, na primeira quinzena do mês.

A OMJ é um fenômeno climático que pode afetar o padrão de chuvas, movendo-se através do equador e podendo tanto aumentar quanto diminuir a precipitação em diferentes partes do Brasil.

Comparação entre diversas projeções para o desvio das chuvas no mês de Março de 2024.

Considerando todas as projeções, de maneira geral, em março de 2024 as chuvas devem ficar acima da média histórica em praticamente toda a região nordeste, com destaque para as áreas do leste, a região produtora do MATOPIBA e SEALBA devem contar com um período de chuvas mais abundantes.

Essas chuvas avançam para o sudeste do Pará, Mato Grosso, Rondônia , Goiás, Minas Gerais. Entretanto, os valores esperados são menores do que os observados na região nordeste.

Já na faixa norte do país, com destaque para o leste do Amazonas, norte do pará, Amapá e norte do Maranhão, a condição mais provável é de chuvas abaixo da média.

O sinal de menos chuvas também é observado sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Contudo, isso pode representar uma previsão de chuvas mais irregulares, mas dentro da média histórica.

Previsão multimodelo Agrotempo para a variação das chuvas em relação à média no mês de Março. Áreas em laranja indicam previsão de chuvas abaixo, e áreas em verde indicam chuvas acima da média histórica.

O que esperar no agro em março

Sul

Com as chuvas mais irregulares e a previsão de temperaturas acima da média, as lavouras de milho safrinha e feijão no Paraná sentirão mais efeitos de demanda hídrica. Já as lavouras que estiverem avançando na maturação, como a soja, milho primeira safra e arroz devem ser beneficiadas no final do ciclo, especialmente em Rio Grande do Sul e Santa Catarina, favorecendo também um processo de colheita mais otimizado.

Sudeste

Em São Paulo, apesar das chuvas mais irregulares e temperaturas acima da média, as condições climáticas para as lavouras são adequadas. O clima deve favorecer os trabalhos em campo, como avanço na colheita de maneira mais utilizada nas lavouras de milho, feijão e soja. Contudo, o início do desenvolvimento do milho safrinha, feijão segunda safra e sorgo podem sentir efeitos de estresse térmico e hídrico. Já em Minas Gerais as condições são mais favoráveis. As lavouras de café no Espirito Santo e leste de Minas Gerais devem ter o monitoramento fitossanitário reforçado em função das chuvas mais recorrentes.

Centro-Oeste

O clima em março traz um panorama positivo para as lavouras da região. As chuvas acima da média em Mato Grosso e Goiás devem favorecer a floração e a formação dos capulhos, também deve favorecer as lavouras de arroz tardio e o desenvolvimento do milho safrinha. Mesmo com as chuvas, a colheita da soja deve ser finalizada sem grandes interrupções. Já ao sul do Mato Grosso do Sul os maiores cuidados devem ser direcionados para as chuvas mais escassas e temperaturas mais elevadas. Em Mato Grosso e Goiás, o monitoramento fitossanitário deve ser reforçado.

Nordeste

Com a previsão de chuvas abundantes na região, o cenário agrícola é positivo. Contudo, este quadro traz uma necessidade de monitoramento fitossanitário maior e acompanhamento contínuo das condições meteorológicas para a escolha das melhores janelas de trabalhos, como na colheita da soja. Essas chuvas serão favoráveis para o desenvolvimento inicial do algodão, milho safrinha, milho primeira safra, arroz e feijão (Maranhão). as lavouras de soja em enchimento de grãos e maturação, podem ter o ciclo alongado em função da menor quantidade incidência de sol. Além disso, a pressão por doenças fúngicas será maior.

Norte

Em Rondônia , sudeste do Pará e Tocantins, as chuvas podem ser favoráveis às lavouras de milho safrinha, bem como nas regiões produtoras de café (Rondônia), mas atenção para o monitoramento fitossanitário. A colheita da soja, pode sofrer algumas interrupções em função do período mais úmido, aumentando também a necessidade de monitoramento fitossanitário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.