CI

Previsão de soja opõe Conab e consultorias privadas

"Se a Conab estiver correta, os preços tenderão a permanecer onde estão; se não..."


Entre todos os que fazem previsão sobre a safra brasileira de soja, a Conab é a única que está estimando um volume menor que 116 milhões de toneladas (MT). No relatório divulgado na manhã desta quinta-feira (09.05), colocou a produção em 114,31 MT, apenas 50 mil tons acima da sua estimativa do mês anterior, Abril. 

“Será que ela é a única que está com o passo certo no batalhão dos que fazem previsão de safra? A resposta a esta pergunta poderá ser dada já nesta sexta, quando sair o relatório do USDA; até abril o Departamento de Agricultura dos EUA estimava a produção brasileira em 117 MT e, diante dos aumentos sistemáticos de todas as consultorias privadas, é possível que modifique a sua. Temos que aguardar”, afirma o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

Mas, qual a possível consequência sobre os preços desta estamativa? “Se a Conab estiver correta, os preços tenderão a permanecer onde estão; se as consultorias estiverem certas, os preços tenderão a cair. Cabe a cada um acreditar no que achar mais sensato. Em nossa opinião, dadas as melhorias climáticas nos últimos meses, é provável que a produção brasileira de soja fique entre 116-117 MT”, diz Pacheco. 

Com isto, explica ele, os estoques finais não deverão ser de apenas 3,46 MT como diz a Conab, mas de 5,50 MT, se a demanda por soja brasileira (exportação+ mercado interno) não aumentar proporcionalmente: “É um outro dado que deve ser seguido de perto: vendas de farelo para as indústrias de carne e para a exportação e vendas de grão para as indústrias esmagadoras e para a exportação. Tudo poderá ser alterado a partir da reunião desta quinta e sexta-feiras entre EUA-China em Washington e do relatório que o USDA divulgará nesta sexta”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.