CI

PREVISÃO DO TEMPO: Brasil permanece com instabilidades

Entre a quinta e a sexta-feira (04 e 05/03),  novas perturbações atmosféricas, avançarão reforçando as instabilidades


Foto: Marcel Oliveira

Na terça-feira (02/03) o padrão do tempo sofrerá poucas alterações comparada a segunda-feira. Ainda há forte influência da umidade transportada pelos Jatos de Baixos Níveis (os famosos rios voadores) da região Amazônica em direção à região sul do país, e com isso provocando instabilidade em toda a faixa central e oeste do Brasil. Ao passo que, uma região de alta pressão nos níveis intermediários da atmosfera, diminui a condição para formação de nuvens carregadas nas regiões próximas à MG.  

A tendência para os próximos dias não deverão ter mudanças de forma significativa. As instabilidades continuarão alinhadas entre parte do sul do Brasil, interior e faixa norte, se estendendo até parte do norte do Nordeste. Enquanto isso, a alta pressão continuará impedindo a formação de chuvas em parte do setor leste do país, entre o sudeste e nordeste, onde o tempo ficará relativamente mais seco, podendo ocorrer apenas pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas. Na faixa leste do nordeste, os ventos de leste manterão o padrão das chuvas fracas e passageiras. Entre a quinta e a sexta-feira (04 e 05/03),  novas perturbações atmosféricas, avançarão reforçando as instabilidades em parte do centro-sul do país, aumentando de forma considerável os volumes das chuvas, principalmente na sexta-feira entre o MS e centro-oeste da Região Sul

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
Ainda segue o padrão de temporais para todos os estados da região norte. Sendo os principais fatores para isso: o calor, a grande quantidade de umidade no ar e as instabilidades provocadas nas partes mais altas da atmosfera. Desta forma, as pancadas de chuvas mais significativas ficarão entre a divisa do AM com PA, sul do AM e sul do PA, e em RO. Já nas demais áreas a condição é para pancadas de chuva a qualquer momento do dia. 

Região Nordeste
O posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) à leste da região, continua mantendo a condição para pancadas de chuva, principalmente entre o MA, PI, CE e RN. Porém de forma menos intensa do que registrado no dia anterior. Entretanto, no estado do MA, há condições para pancadas de chuvas localmente fortes, bem como no estado do CE, contudo, de maneira isolada. Além deste sistema, que auxilia nas instabilidades, as chuvas também serão provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principalmente no litoral norte da região nordeste. O tempo fica mais seco entre a região de Santa Maria da Vitória ao sudoeste da BA até o oeste de PE, mas por conta dos ventos de leste, há condições para chuvas fracas e passageiras, sem provocar grandes acumulados, na faixa que se estende do extremo sul da BA até Recife.

Região Centro-Oeste
Devido à atuação dos Jatos de Baixos Níveis, fica evidente o efeito deste grande fluxo de umidade no padrão das chuvas pelos estados. Além disso, existe a contribuição das instabilidades provocadas pela Alta da Bolívia, a cerca de 10 km acima da superfície, sobre a região. Deste modo, são esperadas pancadas de chuvas localmente fortes em especial no norte do MT e em todo o estado do MS. Sendo que, ao sul do estado do MS, essas chuvas poderão ser acompanhadas de raios, vendavais e eventual queda de granizo. No estado do GO, as chuvas ficarão mais deslocadas para a parcela oeste do estado, ao passo que na faixa leste e no DF, o tempo segue sob a influência da região de alta pressão, diminuindo a formação das nuvens carregadas na região. 

Região Sudeste
A influência da região de alta pressão nas camadas de médias altitudes (4 km ~ 5 km) diminui consideravelmente a formação de nuvens carregadas. Sendo assim, em todo o estado de MG, norte de SP, RJ e ES a condição é para um tempo mais seco. Ao mesmo tempo que no oeste e sul do estado de SP, por conta do fluxo de ar quente e úmido transportado pelos Jatos de Baixos Níveis, há condição para temporais que poderão ser localmente fortes. 

Região Sul
Existe uma grande quantidade de umidade sobre a região. Esta umidade chega aos estados do sul transportada da região amazônica pelos jatos de baixos níveis, ao passo que, os ventos de leste da circulação marítima, também empurram a umidade do oceano para a faixa leste da região. Mais a contribuição de instabilidades provocadas pela presença de um cavado  - região alongada de baixa pressão - sobre o estado do RS. Por isso, são esperadas chuvas para todos os estados da região sul, em especial na grande região de Paranavaí, no noroeste paranaense e na faixa leste do estado de SC. 

Confira como ficam as chuvas para hoje

Temperaturas máximas


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.