CI

PREVISÃO DO TEMPO: instabilidade e altas temperaturas marcam a sexta-feira

Chuvas terão menor intensidade, se comparadas ao dia anterior


Foto: Marcel Oliveira

O tempo nesta sexta-feira (12/02) ainda segue no padrão verão em boa parte do Brasil, ou seja, muitas instabilidades e forte calor. Em algumas localidades do sudeste e do norte do país há condições para pancadas de chuva forte, bem como na região sul. Entretanto, a massa de ar seco ainda predomina o tempo em parte da região sudeste/nordeste. 

Veja abaixo como estará o tempo em cada região

Região Norte
As chuvas terão menor intensidade, se comparadas ao dia anterior, porém há mais áreas de instabilidades sobre a região. Com isso, pontos onde os volumes de precipitação nos últimos dias foram baixos, como no norte do AM e no estado de RR, haverá mais condições para pancadas de chuva, mesmo que de fraca intensidade, nesta sexta-feira. As condições para pancadas de chuva isoladas prevalecem para o estado do TO, leste e sul do PA, AC e RO. Sendo que, no estado do TO e leste do PA, há condição para essas pancadas serem localmente fortes, na ordem dos 50 mm. No entanto, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também mantém a condição para chuvas no norte do PA e leste do AP.

Região Nordeste
Uma massa de ar mais seco vai predominar o tempo em praticamente todo o estado da BA, até a PB. Contudo, na faixa litorânea dessa região mencionada, há condições para chuvas fracas e passageiras. Em contraste com este tempo mais seco, no estado do MA, PI, CE e RN as instabilidades marcam presença, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Essas chuvas estarão presentes na forma de temporais e os acumulados mais significativos ficarão entre o MA, PI e CE, podendo chegar na marca dos 40 mm. 

Região Centro-Oeste
Nos três estados da região e no DF, o tempo terá muitas instabilidades, principalmente no estado do MT, GO e DF, onde a condição é para que o céu fique mais encoberto durante todo o período do dia, e em algumas localidades a chuva pode chegar a qualquer momento. No MS, as instabilidades serão menores, em relação aos demais estados da região, mas ainda assim há condições para temporais em todas as regiões do estado e de forte intensidade ao sul. 

Região Sudeste
Na faixa norte do estado mineiro, o tempo ainda fica sob o regime da massa de ar seco, a mesma que atua sobre o estado da BA. E nesta região, o forte calor pode provocar algum temporal, mas de forma muito isolada e mal distribuída. Ao passo que, na parcela sul de MG, SP e RJ as chuvas estarão presentes e com potencial para acumulados significativos.  Essa condição se dá devido ao aporte de umidade, uma região de baixa pressão próxima ao litoral e ao forte calor. Com isso, somam-se fatores que contribuem para essas chuvas volumosas, onde no vale do Paraíba, sul de MG e sul do RJ, os acumulados podem ultrapassar os 70 mm e causar algum transtorno.

Região Sul
A presença de regiões de baixa pressão sobre o sul do país, contribui para a formação das instabilidades nos três estados. Dessa forma, uma área de baixa pressão posicionada no litoral do sudeste, favorece as instabilidades na faixa leste do PR e litoral norte de SC. Além disso, a presença de um cavado - região alongada de baixa pressão - entre o norte do RS e SC, também favorece para as instabilidades nessas regiões. Outra área de baixa pressão, posicionada entre a Argentina e Uruguai, também favorece o tempo instável no estado gaúcho. Portanto, em toda a região sul há condiçioes para temporais, sendo que na faixa leste dos estados o tempo ficará mais encoberto e nas demais regiões o forte calor e as instabilidades favorecem as pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes e acompanhadas de granizo.

Como serão os próximos dias?

A tendência é que no sábado o tempo permanece instável em parte do sul e do sudeste do Brasil . De modo que, os volumes de chuva aumentarão gradativamente em parte do sudeste. Além disso, os volumes de chuva tendem a aumentar também em áreas do Centro-Oeste e faixa norte do país, na faixa que se estende do oeste do AM até o MA e PI. Todavia, o tempo também fica instável em áreas do norte e interior do Nordeste, devido à instabilidades nas partes mais altas da atmosfera. Regiões de tempo seco, apenas do centro ao leste da BA, parte de SE e de AL. Entre o sábado (13/02) e o domingo (14/02), haverá uma tendência para a formação de um ciclone de fraca intensidade a leste de SC e formando uma frente fria, também, de fraca intensidade, mas que deverá alinhar o fluxo de umidade em direção ao Sudeste do país. A atuação da ZCIT manterá o tempo instável e com chuvas fortes entre o nordeste do PA e o litoral do AP.

Confira como ficam as chuvas para hoje. 

Temperatura Máxima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.