CI

Previsão é de chuva para Sorriso; sem armazém, milho pode ficar comprometido

Em torno de 300 mil sacos de milho estão sem estocagem. Na cidade de Sinop são mais 400 mil


O Estado hoje tem capacidade de armazenamento para 23 milhões de toneladas de grãos, sendo que 30% são destinados para o milho. No entanto, o espaço não é suficiente para toda a demanda. O problema de estocagem está preocupando os produtores á algum tempo.

Mesmo com a elevada capacidade de armazenamento, boa parte dos estoques de soja ainda ocupa o lugar que poderia ser do milho que está fora dos armazéns.

Conforme a previsão do Clima Tempo para esta sexta-feira, deve chover em Sorriso. Se a previsão estiver correta, a situação pode ficar complicada nos armazéns que estão com o milho fora dos silos.

De acordo com o gerente da Ovetril de Sorriso, Pedro de Moraes, a quantidade de milho para fora dos armazéns é significativa. Ele afirma que em torno de 300 mil sacos de milho estão sem estocagem. Na cidade de Sinop são mais 400 mil.

Entretanto, ele garante que a empresa esta trabalhando para que em breve o milho seja de fato estocado. “Estamos trabalhando 24 horas para limpar os silos que estão ocupados com a soja. Acredito que até amanhã o silo já deve ser ocupado com o milho”, afirma.

Leilão

O Leilão do milho, uma das medidas esperadas, aconteceu na última terça-feira (21). O próximo está marcado para 04 de agosto. O volume será 56% maior que as 320 mil/t colocadas em oferta e comercializadas no leilão desta semana.

Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a solução de estocagem de milho deve ser resolvida em longo prazo. Com investimentos do Governo Federal na construção de novos armazéns e ainda uma melhor negociação do produto nos leilões.

Investimentos por parte dos produtores também seria outra medida. Porém muitos estão com endividamento nos bancos, o que impede a concretização de novos negócios. (Informações da Previsão – Clima Tempo).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.