CI

Previsão indica chegada de fortes chuvas. SAIBA ONDE

As instabilidades podem ser acompanhadas de queda de granizo


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A segunda-feira (06/06) tem como grande destaque as chuvas sobre a região sul. Essas chuvas são causadas pela última presença de uma região de baixa pressão que não surgiu no final da semana. E há indícios de que as instabilidades podem ser localmente fortes e semelhantes até mesmo de queda granizo isolados. 

Sobre o sudeste e pontos mais altos do nordeste, são as temperaturas mais baixas que chamam a atenção. O amanhecer pode ter registros inferiores aos 10°C, seguindo este padrão para o próximo dia também.

Já na parcela central do país, é a região de alta pressão que domina o tempo. Este sistema impede a formação das nuvens carregadas e a chegada de umidade. Além disso, favoreceu um aumento nas temperaturas e queda nos índices de umidade. 

Confira uma plataforma completa de mapas aqui.

Saiba a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades tropicais, típicas da época do ano, mantêm o padrão das chuvas sobre a região. Apesar disso, a tendência é de que os volumes maiores se concentrem sobre o estado do PA e leste do AM, com registros superando a marca dos 40 mm pontualmente. Sobre o oeste da região, como um todo, a distribuição das instabilidades norte será mais irregular. E a tendência indica que sobre o TO o tempo seco ganha ainda mais espaço.

Região Nordeste

O resquício das instabilidades de uma frente fria atua na costa leste da região. Deste modo, há condições para chuvas entre SE e o leste da PB. Os volumes podem superar a marca dos 20 mm na Zona da Mata. Há uma redução das instabilidades sobre o lado norte, mantendo-se no norte como as chuvas localizadas apenas da MA. Assim,desde o centro do PI até o sul da BA, a condição é de tempo firme. O destaque temperaturas altas é válido para os pontos mais altos da BA, onde o amanhecer e o período da noite nas temperaturas frias.

Região Centro-Oeste

O domínio da área de alta pressão - típico da época do ano - mantém o tempo firme em quase todas as áreas do centro-oeste. Além disso, o tempo mais seco favorece o aumento das temperaturas no período da tarde. Assim, na grande região do Pantanal os registros podem superar os 37°C com índices de umidade abaixo dos 20%. Essa temperatura elevada, baixos índices de umidade e chuvas nos últimos dias, mantém elevação ou risco para incêndios em todo o centro-oeste.

Região Sudeste

O tempo será firme em todas as áreas da região. Porém o destaque fica para as temperaturas mais baixas em toda a metade leste. O amanhecer será ameno, especialmente na metade leste de MG, RJ e ES com marcas que podem ser inferiores a 10°C. No período da tarde termômetros ficam com marcas compatíveis nesta região mais amena. Entretanto, no oeste Paulista e Triângulo Mineiro poderá ser quente e com índices de umidade abaixo dos 20% nos gráficos mais críticos.

Região Sul

A presença de baixa pressão manterá o sistema de tempo sobre a metade do sul da região. Essas instabilidades serão mais expressivas sobre o centro e oeste do estado gaúcho, onde os acumuladores podem superar uma marca dos 50 mm no decorrer do período. E há indicativos de possibilidade para queda de granizo isolado em alguns pontos. Também choverá sobre os estados de SC, sendo que os volumes mais relatórios foram registrados na grande região de Campos de Lages. A tendência é que sejam mais fracas e isoladas no sul do PR fique seca na metade do estado, apesar da chuva na metade do norte.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Máxima

Temperatura Mínima

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.