CI

Previsões de geadas na Flórida causam alta de 3,4% no preço do suco


Os preços futuros do suco de laranja congelado e concentrado acumularam fortes ganhos no pregão de ontem da bolsa de Nova York. Os contratos programados para o mês de maio fecharam negociados a 98,25 centavos de dólar por libra-peso, em alta de 3,65 centavos de dólar no dia, ou 3,4%. As altas refletem o intenso movimento de compras especulativas por parte dos fundos, em resposta às notícias de geada nas regiões produtoras da Flórida, EUA.

"As previsões meteorológicas indicam ocorrência de geadas hoje à noite, o que poderia prejudicar seriamente cerca de um terço dos pomares de laranjas do estado", diz Michael McDougall, analista da Fimat Futures. De acordo com o National Weather Service, geadas podem ser registradas nas áreas central e sudeste do estado da Flórida, ou seja, no coração do cinturão norte-americano de citros. As temperaturas estão estimadas em 4 graus Celsius negativos.

As geadas podem reduzir ainda mais a safra norte-americana, estimada em 197 milhões de caixas de 40,8 quilos para o período 2002/03. Segundo o levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de citros é 14% menor que a safra passada, quando o país colheu 230 milhões de caixas.

Segundo traders, aproximadamente 700 acres (283 hectares) estarão expostos às geadas desta noite. É maior a possibilidade de danos às frutas do que às árvores. Com isso, durante o pregão de ontem, os fundos que estão 3.200 lotes vendidos, atuaram comprando em grande volume, cobrindo em parte suas posições. Durante o pregão os contratos para maio chegaram a atingir alta de 5%, mas fecharam com ganhos de 3,4%.

Já os embarques para março foram negociados a 97,05 centavos de dólar por libra-peso, em alta de 3,9% sobre o fechamento anterior.

Luciana Franco

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.