PRF apreende 200 kg de agrotóxicos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,046 (0,55%)
| Dólar (compra) R$ 5,60 (-0,69%)

Imagem: Divulgação

CONTRABANDO

PRF apreende 200 kg de agrotóxicos

Produtos eram estrangeiros e contrabandeados
Por: -Eliza Maliszewski
827 acessos

A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul prendeu um casal de contrabandistas transportando cerca de 200 kg de agrotóxicos estrangeiros em um carro na noite desta quinta-feira (17). Os produtos estavam de forma ilegal no país. A ação teve início na BR 290 em Rosário do Sul e terminou no município de Cacequi, na Fronteira.

Durante ações de combate ao crime, policiais rodoviários federais sinalizaram para que o condutor parasse o carro. Ele ignorou a ordem dos agentes e foi perseguido por mais de 50 quilômetros até ser preso. O motorista e a passageira foram encaminhados à polícia judiciária. O veículo e os agrotóxicos foram apreendidos.

Em sua maioria tratava-se de um a marca de herbicida com sedes na Argentina, Uruguai e Paraguai mas sem registro no Brasil. Com a proximidade do plantio da nova safra de grãos aumentou o número de ocorrências deste tipo. O Brasil bateu recorde de importação de agrotóxicos em 2019. Foram 335 mil toneladas de inseticidas, herbicidas e fungicidas. No entanto para entrar no país os produtos precisam cumprir normas específicas solicitadas pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) como documentos, e verificação de rótulos.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink